Zhi e a Medicina Tradicional Chinesa (MTC)

Zhi representa a força de vontade, a nossa vitalidade.

8/6/20241 min ler

Zhi representa a força de vontade e vitalidade na Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Está associado ao elemento água e à estação de inverno. Este conceito é profundamente enraizado no movimento de recolhimento máximo, de onde surge a vida e sua força, bem como a vontade de viver.

A função da Água é a regeneração, e sua dinâmica é a descida. Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a Água está ligada aos Rins e à Bexiga, que são responsáveis pela nossa vitalidade e são a base da ancestralidade. Os Rins e a Bexiga também estão relacionados com o medo e a adaptação, e se abrem nos ouvidos.

Os Rins são a base da nossa ancestralidade, tendências, condicionamentos e desejos. Com a ajuda dos Rins, Zhi pode auxiliar na descida do Qi para os membros, promovendo o movimento, que é a passagem da intenção para a ação.

Zhi e a Doença

Problemas relacionados ao Zhi podem manifestar-se como:

- Medo, síndrome do pânico, fobias

- Insegurança

- Baixa vitalidade, cansaço e apatia

- Dificuldade de adaptação

- Dificuldade de movimento

Tratamento para Condições Relacionadas ao Zhi

- Exercícios de Fortalecimento: Práticas que visam fortalecer o corpo e a mente, promovendo o equilíbrio e a estabilidade, como yoga, qi gong, tai chi.

- Acupuntura: Um dos pontos indicados é o B-52, também conhecido como “Poço da Força de Vontade”.

- Fitoterapia Chinesa: Fórmulas Magistrais, como Suan Zao Ren Tang .

Compreender Zhi e sua relação com a força de vontade e vitalidade pode proporcionar entendimentos valiosos para a promoção da saúde e bem-estar. Através da acupuntura, é possível equilibrar e revitalizar a energia vital do corpo, melhorando a qualidade de vida.